Sejam todos muito bem-vindos!





terça-feira, 10 de novembro de 2015

Teste Genético - Pesquisa Molecular

Hoje foi um dia muito especial e muito esperado... O dia de fazer a pesquisa molecular para saber de uma vez por todas se tenho alguma mutação relacionada ao Câncer de Mama ou de Ovário (já que minha chance é aumentada por conta do câncer da minha tia).

Hoje em dia a Medicina caminha cada vez mais para o diagnóstico molecular das doenças, nosso DNA é fonte de muitas doenças... Claro que não é só isso... É um conjunto da interação dos nossos genes herdados, do ambiente em que vivemos e, por que não dizer, do acaso...

Sim o acaso! Pois nosso corpo é perfeito, ele tem mecanismos próprios de regulação e proteção para que o câncer não apareça, mas esse mecanismo pode falhar independente da nossa vontade.

Também não foi nos perguntado quais genes gostaríamos de herdar... Simplesmente recebemos um material genético no momento da nossa concepção: 23 cromossomos de nossa mãe e 23 cromossomos de nosso pai, que irão sofrer ainda várias reações químicas e no final teremos um produto final: nosso eu!

Até aqui não podemos mudar nada, mas a parte que podemos agir é, talvez, a escolha de uma vida saudável, que engloba uma alimentação saudável (se é que ela ainda existe), horas de sono e descanso adequados, atividade física, menos estresse e mais fé em Deus!!!

Eu como Residente de Endocrinologia Pediátrica testemunho quase que diariamente as barbáries que são feitas com nossas crianças... Desde o nascimento com a falta do aleitamento materno, passando por todos os alimentos processados, cheios de conservantes e produtos químicos que são oferecidos aos pequenos... O açúcar então, nem se fala... Enfim, não sei (e a ciência não bate o martelo) se isso pode causar câncer... Eu prefiro não arriscar... Fácil? Nem pensar!!! Pelo contrário, extremamente difícil, pois esses alimentos são extremamente saborosos e deliciosos... Mas esses são pensamentos para uma outra conversa...

O foco desse post é o teste genético. Para quem está precisando fazer posso indicar onde eu fiz, recebi ótimas recomendações e não estou ganhando nenhum centavo por divulgar... Mas assim como tive dificuldade em encontrar imagino que tem muitas pessoas que passam por essa dificuldade e incerteza. Afinal esse não é o tipo de exame feito de rotina e nem em qualquer lugar.

Agora é aguardar o resultado e torcer para que meus genes sejam bonzinhos... Não quero passar nada de ruim para meus filhos... Apenas coisas boas! Tenho esperança em Deus que esse resultado será normal e que eu terei desperdiçado 1490 reais...




2 comentários:

  1. Ótimo post, Ana! Vc já havia me passado as informações e agora vou atrás tb! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos cercar de todos os lados, também pretendo fazer. Vai dar tudo certo!!

    ResponderExcluir