Sejam todos muito bem-vindos!





segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

3ª Quimioterapia

Antes de falar do dia propriamente dito, queria falar da consulta pré-quimioterapia.
Ocorreu na quarta-feira, dois dias antes da quimioterapia.
Quando agendamos, meu médico oncologista clínico, que também foi meu professor na faculdade durante esse ano, disse que marcaria na quarta porque na sexta não haveria atendimento por conta do Natal. O problema é que eu entendi que ele atendia às quartas e sextas e não que os pacientes do SUS são atendidos nesses dias... Como ele não tem ambulatório na quarta, mais uma vez, não passei com ele.
Pode parecer uma bobagem (e realmente deve ser), mas para mim não. Me senti tão abandonada... Não gosto de drama, mas esperava mais. Principalmente porque só havia sido marcado as três sessões que eu estava terminando e seria um momento de decisão em relação ao tratamento...
Mandei uma mensagem para ele e ele me ligou explicando tudo. Não tive coragem de dizer que eu apenas estava triste por não ser ele que me atenderia.
Lá funciona assim: passamos com um residente, que faz toda a anamnese e exame físico e depois passa o caso para algum oncologista e ele volta com a resposta... Nada contra residentes, mesmo porque (com a graça de Deus) serei uma logo em breve, mas é algo tão sério e tão íntimo para ter que ficar passando cada dia com uma pessoa. Haja catarse.

Dia de Natal, e lá vamos nós para a terceira sessão.
O acesso venoso foi até que fácil, mesmo sem ter muitas opções. Foi a mesma pessoa da outra vez, e ela é muito boa. Cada vez mais dolorido. Logo que terminou comecei a sentir náuseas. Eu perdi quase três quilos e a dose dos medicamentos foi alterada, mas acredito que apenas para a 4ª sessão. Como eu perdi os quilos agora, talvez a dose estivesse alta demais e daí os sintomas... Ou simplesmente porque as coisas estão piorando com o passar do tempo...
Me senti muito pior dessa vez. Acho que estou com cinetose, que é um tipo intolerância que faz a pessoa passar mal quando anda de carro, exceto quando dirige. Então esses dias eu que dirigi nas idas para tomar o Granulokine no hospital.
A mialgia durou, além do segundo dia, o terceiro também. Sábado e domingo foram dias difíceis. Nunca havia recusado visitas na minha casa, pois adoro quando isso acontece, mas no sábado tive que fazer isso.
No sábado mesmo uma família muito amiga foi lá em casa, e fiquei feliz com as palavras de conforto que recebi. Me senti melhor depois que o padre Lúcio me deu o sacramento de Unção dos Enfermos, no domingo a noite.
Segunda-feira eu já estava novinha em folha.
Por enquanto é isso, e só peço a Deus que tudo passe logo.

6 comentários:

  1. Ana Paula, a gente fica muito sensível mesmo, eu sei não é drama, hoje estava conversando com o meu marido e nos programando que amanhã tenho que fazer exame de sangue e RX, e de repente comecei a chorar, só de pensar que isso será uma rotina por pelo menos cinco anos, é uma bobagem depois de tudo que já passei, não é? mas tudo bem..
    A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros, lutas ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo, devemos tirar aproveito de tudo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz, saúde e esperança, e que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
    Feliz 2011!!!!!!!!
    Marisa
    marisaxcancer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É Ana Paula ... tenho conhecidos que passaram por isso também, e é por isso que desejo força pra vc! Sabe, vc tá sonhando em fazer Residência, com a formatura, em ver seu filho crescer: continue assim! Ao fazer a quimio, pense: vou tomar o remédio que vai me ajudar a realizar meus sonhos! Vc merece um 2011 m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana minha querida amiga!!
    Aqui é a Cris, mãe do Thiago!! Caraca.. mais uma surpresa que Deus preparou pra vcs hein!!!
    Quero muito falar com vc pode telefone, depois me passa um e-mail com seu número da casa.
    Mas quero deixar registrado aqui o meu apoio e a minha amizade. Vcs já superaram tantas coisas e essa agora é só mais uma batalha que vc principalmente há de vencer saindo vitoriosa mais uma vez. Deus está com vc e no controle de tudo. Fé eu sei que vc tem e muita, e estamos nessa com vc, todos em oração amiga!! Vc já está sendo curada! Se precisar de qualquer coisa pode contar com o meu carinho sempre. Um beijo grande. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Um dia de cada vez e muita força mental que ela contribui para metade da nossa cura. O meu conselho eh o mesmo que me deram a mim "Quando o corpo quer descansar, descanse" - custou-me a entrar neste conselho mas apos as minhas 7 quimios dei o braço a torcer.
    Muita força
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ana, vai passar viu? Só que o tempo agora, como diz minha irmã mais velha, é o tempo de Deus e não o nosso hiper ultra tempo moderno aceleradíssimo! Só para te tranquilizar: um dia tive uma crise de pânico (eu tive tudo, fiquei pesando 45/6 quilos) liguei e não achei o oncologista. Depois na consulta eu o xinguei e acusei e chamei sua atenção por não ter comprado ainda um celular! Pode??he, he, he. Todos estes transtornos de humor são normais e graças a Deus os médicos entendem. O danado me abraçou, secou minhas lágrimas e só faltou me botar no colo! Dr. Brandão, um anjo! Então desacelere, tenha fé em Deus que tudo vai dar certo e exercite a PACIÊNCIA! Converse sempre com seu médico, fale dos seus sentimentos e se precisar ele indica um psicoterapeuta para lhe acompanhar nesta fase! Deus lhe enviará a Luz da cura, acredite sempre em Deus. Beijo. Marina

    ResponderExcluir
  6. Sim Aninha! Deus abençõe que passe logo, rápido! será mais uma vitória! Rezamos juntas, porque esta em todas as minhas!
    Bjo.

    ResponderExcluir