Sejam todos muito bem-vindos!





sábado, 21 de maio de 2011

Expectativa

Olá minhas queridas (e queridos!), muita coisa aconteceu nesses últimos dias...

Na semana que eu imaginei e programei para ir à academia todos os dias, fiquei muito gripada... Uma gripe que não me largou por duas semanas...

Não sei se já contei aqui, mas roubaram meu carro no mês passado. Um carro novinho, que pegamos em outubro e eu, particularmente, estava dirigindo desde o início de janeiro... Bem, por conta disso fui para Mogi de trem duas vezes na mesma semana e tive a infelicidade de pegar um daqueles trens 'novos' que tem um ar condicionado a menos dois graus, e que muito provavelmente nunca foi limpo... Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, mas piorou minha gripe e acabou com minha garganta...

Semana passada repeti todos aqueles exames que fiz no começo do diagnóstico. Passei a segunda e a sexta-feira no A. C. Camargo. Pela primeira vez na vida não tive a menor curiosidade em ver os resultados. Na sexta-feira quando voltei lá, provavelmente havia algum exame pronto, mas nem me importei. Os exames ficariam prontos na quarta-feira eu tinha consulta com o Mastologista na quinta-feira. Em situações anteriores eu seria capaz de ir até lá para pegar esses resultados ou ficar enchendo meu marido para que o fizesse. Dessa vez não. Quando já temos câncer não há muita coisa pior para ocorrer...

Na quinta-feira passamos com o Mastologista. Eu estava muito apreensiva, tinha (e tenho) muitas dúvidas na cabeça, sobre a cirurgia, sobre o pós-operatório, e principalmente sobre as sequelas. Mas ele me passa uma segurança e trata tudo com um ar de que tudo dará certo, que por alguns instantes eu me despreocupo.

Fico pensando a cada coisa que tenho feito esses dias, que poderá ser a última vez que faço aquilo. Ou que pelo menos será a última vez que faço assim como estou hoje, com meu braço direito normal. Até escovar os dentes pode ser um problema, pois não tenho habilidade em fazer isso com o braço esquerdo, tenho treinado.

Na sexta-feira passei com a Anestesista, que disse que estava tudo bem. Fiquei feliz apenas com uma coisa: o atendimento dela foi muito parecido com o meu... Então eu não estou tão mal assim como médica...

Aproveitei a estada no Hospital e já fiz o 6º ciclo de Herceptin. A Natitas foi comigo. Tadinha, acho que ela não imaginava que seria tão chato e tão desgastante ficar só olhando... Antecipei para participar de um curso de Radiologia em Câncer de Mama no Hospital São Luiz, que foi hoje sábado, no horário que deveria ser o Herceptin.

Foi muito engraçado a reação daquele bando de médicos Radiologista, Ginecologistas, Mastologistas e sei lá quais mais especialista, ver uma paciente participando de um curso exatamente de câncer de mama... Ou pode ser que eles acharam que eu era libanesa... Pena não ter falado com o meu ex-chefe que foi quem me recomendou esse curso, ele saiu mais cedo e nem pude trocar umas palavrinhas com ele.

Falando nisso, esses dias uma funcionária do Hospital Cachoeirinha, onde faço internato atualmente, me perguntou se eu era libanesa. Eu disse que tinha câncer. Uma outra disse para eu não falar isso, eu deveria falar que eu tive câncer e que estava curada... Entendo a boa intenção na sua fala, mas vi também que havia tanta ingenuidade. Se as coisas fossem tão simples assim... Se bastasse apenas mudar o verbo das frases ou nosso pensamento... Para que passar por quimioterapia que quase nos mata, para que passar por uma cirurgia mutilante, uma radioterapia que nem sei como será, ter que tomar um remédio por 5 anos e esperar mais 2 anos para poder pensar em engravidar, e ainda ter um filho sem poder amamentar... Será que ao invés disso tudo poderíamos simplesmente ter um pensamento e dizer estou curada?  

Desculpem, mas hoje (e esses dias) não está sendo um dia bom. Acho que se eu tivesse operado de cara, logo que tive o diagnóstico não teria muito tempo para pensar na cirurgia e talvez não sofreria tanto... Eu estou pesquisando sobre isso há pelo menos 6 meses, vendo técnicas de reconstrução, ouvindo falar de linfedema, convivendo com grávidas e lactantes... É muito difícil.

Ao mesmo tempo que penso assim, penso que Deus está a frente de tudo e que se as coisas foram assim, nessa ordem, tem um motivo. Mas eu sou apenas um ser humano. Tenho o direito de me queixar e ficar triste.

Espero estar mais animada para o grande dia, que será dia 24.05.11, na próxima terça-feira.

5 comentários:

  1. Oi Ana, eu acabei de fazer a reconstrução e está tudo bem, a vida está quase normal, fiz no dia 26 de abril e ontem já estava dirigindo. A tristeza faz parte, mas decida que ela vá embora, vai dar tudo certo para vc, tenha fé! um beijo, Lu

    ResponderExcluir
  2. TEM DIAS QUE FICAMOS ASSIM MESMO, PERMITA-SE FICAR TRISTE, AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA E A TRISTEZA PASSARÁ.
    ACREDITO QUE VOCÊ ESTÁ ASSIM, PELA PROXIMIDADE DA CIRURGIA, MAS FIQUE TRANQUILA DARÁ TUDO CERTO.
    HOJE ESTÁ FAZENDO DOIS MESES QUE FIZ MASTECTOMIA A DIREITA, ESTOU BEM GRAÇAS A DEUS.
    O MAIS CHATO DA CIRURGIA É O DRENO, O RESTO VOCÊ VAI TIRAR DE LETRA. FIQUE DEUS, UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Vai dar tudo certo! A reconstrução depende da cirurgia (se conservadora ou radical). A minha foi radical, até nas custelinhas.rsrsrs. O resutado me agradou, num é uma Brastemp, mas uma intenção de peito! O pós foi tranquilo, igual minha cesária, só que com drenos (um na mama e um duplo nas vias baixas de onde se retirou um retalho para reconstrução). Há dor, há analgésicos; há desconforto, mas passa; hay que tener paciência e esta não está disponível pra venda, infelizmente! qq coisa vem pra cá! Vou rezar por vc, Deus lhe enviará a Luz de cura (vou pedir pra mandar paciência né?). Ficar triste e ansiosa com a cirurgia é o que acontece a todo mundo viu?Fica com Deus e vou mudar o tempo do verbo: a cirurgia ja deu certo! Beijo. Fica com Deus! Marina.
    PS: há dez anos atrás eu era a Ana cheia de medo e dúvidas e hoje tô aqui para dar força e fazer vc acreditar, ter certeza absoluta na cura!

    ResponderExcluir
  4. Moça bonita,acho importante termos os pés no chão..
    Se deixe ficar um pouco triste sim,afinal não esta passando por uma viagem a Disney não é?
    Mas tenha sempre força..força para viver ok?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Já se passaram sete meses da minha mastectomia.
    Os meus medos e receios, eram iguais as teus, ficava achando que o mundo seria limitado.
    Mas a gente se supera.
    Encontrei pessoas formidáveis, que me estimularam.
    Para baixo já chega a doença.
    Hoje eu falo para você faço tudo, ops.: só não carrego peso, com o braço direito o operado.
    Fisioterapia faz milagres.
    E o melhor a vida sem o câncer é um milagre.
    Bjs.
    Força e Luz
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir