Sejam todos muito bem-vindos!





terça-feira, 24 de maio de 2011

Mastectomia - 1º dia

Olá para todos!

Minha cirurgia foi na terça-feira, dia 24.05.11.

Fiquei internada já na segunda-feira para marcar com uma substância radioativa um cisto na mama esquerda. O procedimento foi tranquilo. Mas se eu não soubesse um pouco sobre exames diagnósticos teria feito o exame errado... A biomédica estava fazendo o exame de linfonodo sentinela ao invés da simples marcação...

Ficamos muito felizes em saber que poderia ficar um acompanhante. Na primeira noite eu dormi sozinha, pois como estava bem não havia motivo para fazer o Fernando dormir mal... Ele precisa estar preparado para as noites seguintes.

Na terça-feira logo cedo uma auxiliar veio pegar um acesso venoso e já administrou o omeprazol. Já fiquei tranquila, pois na internação por causa da neutropenia febril eu tive muita dor no estômago por causa dos medicamentos... Só não gostei da falta de organização do andar, pois me falaram que a cirurgia seria na parte da manhã, mas não tinha como, pois o Plástico só opera a tarde... A enfermeira do andar ficou de confirmar a informação e me retornar, pois dependendo do horário que fosse o Fernando deveria ir mais cedo ou mais tarde para o hospital. Obviamente que ela jamais retornou com a informação...

Subi por volta do meio dia. Eu tinha decidido que não iria tomar o Dormonid, queria estar acordada quando chegasse ao centro cirúrgico. Mas na hora acabei tomando, pois achei que seria melhor dormir um pouco. Fiquei na sala pré anestésica e realmente acabei dormindo... Acordei com duas crianças que chegaram chorando. Conversei com o Plástico, que me disse que colocaria a prótese definitiva e não o expansor, ele ficou um tempo lá conversando comigo, só não tenho certeza se foi depois de ter acordado mesmo.

Assim que cheguei na sala, estava o Anestesista e o Residente. Ouvi ele dizendo que poderia começar a anestesia. Todos ficavam me perguntando por que eu não estava dormindo, se eu não havia tomado o Dormonid... Mas como já era mais de 15:00h, eu disse que já havia dormido e acordado...

O Anestesista começou a conversar comigo, perguntou se eu estava no 6º ano e eu disse que era do 5º ano ainda. O Residente disse que o Mastologista já estava vindo, pois ainda estava terminando um procedimento... Começou a indução, com a máscara de oxigênio e aquela forte dor do anestésico entrando na veia, que felizmente só durou uns 3 segundos e depois não vi mais nada...

Acordei já era 23:30h. Com uma dor terrível, a auxiliar injetou morfina e eu vomitei... Exatamente como ocorreu na biópsia de ovário... Acordei com a máscara de oxigênio e consegui tirar. Meu braço direito não conseguia mexer por conta da dor, tentei palpar meu peito com a mão esquerda para ver o que havia sido feito de fato. Tentei alcançar além para ver se havia alguns curativo nas costas, mas não conseguia, pois era aparelho de medir a pressão, eletrodos, sensores... Pensei que o Fernando deveria estar muito preocupado, pois já era tão tarde.

Depois de um tempo fui levada para o quarto. Pedi para o maqueiro procurar meu lenço e colocá-lo. Lembro também de pedir para ele ver se eu tinha um curativo nas costas, mas não lembro do que ele me disse.

Vi o Fernando no quarto. Passei para a cama com muita dor, e depois dormi. Santa anestesia geral...

Vou ter que terminar depois, porque escrever está me dando muito enjôo...


5 comentários:

  1. Oi Ana,
    Que bom que já passou! Se nunca tivesse trabalhado em hospital e ficado internada lhe perguntaria: isso é efeito da morfina ou do Oxi...gênio? kkkk A gente fica mesmo baratontinha e cheia de dor, mas tem analgésicos e e remédios para enjoos.Use-os, não sofra além do necessário! Fica com Deus, DESCANSE bastante e depois conta pra nós como tu tá! Bj. |Marina.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, como está? guerreira. Deus está no comando de tudo, dára tudo certo, tenho certeza.
    Mande notícias assim que puder. A Marina tem razão descanse o máximo que puder ok?
    Beijos.... fique em Paz
    Sol

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Bom saber que tudo correu bem...chato os enjoos e as dores, mas nada que uns remedinhos não resolvam, né? Espero que você já esteja sem os DEfeitos colaterais da cirurgia! Mande notícias! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida.... ainda não li o seu blog inteiro..... Acho que hoje irei ler.... :) Mas já percebi que vc é curiosa igual eu..... Já queria ficar colocando a mão e ver o que tinha acontecido.... hahahahhaah Eu sou assim tbm!! Estou em pensamentos positivos e tenho certeza que irá se recuperar rapidão dessa cirurgia!!

    ResponderExcluir
  5. Ana...
    Que bom saber que tudo correu bem...
    Quando menos esperar tudo já passou... e em breve já estará em casa... onde é o nosso melhor lugar...
    Fique com Deus
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir