Sejam todos muito bem-vindos!





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mastectomia - 17º dia

Hoje fui para a N&N pela primeira vez depois da cirurgia. Foi tranquilo o caminho até lá, não haviam muitos pacientes. Só a volta que foi chata, pois estava chovendo na hora que saí e fiquei com os pés molhados... Coisa que eu mais detesto.

O que me salvou foi um pedaço de bolo de banana com mel (e outras coisinhas deliciosas) que a Thais levou para mim na N&N quando me levou seus exames... Ele foi meu almoço e meu café da tarde.

Fui para o A.C.Camargo para fazer o curativo. Ao entrar na sala, o Mastologista me estendeu a mão e segurou por alguns segundos enquanto olhava firmemente dentro dos meus olhos. Só perguntou se estava tudo bem e sobre a febre. Entendi o recado e prometo nunca mais fazer nada sem perguntar antes.

Como o resultado do anátomo-patológico ficou pronto ele pediu para abrir uma ficha de consulta. Fiquei a tarde toda lá esperando. Assisti um filme na sessão da tarde inteiro, até que fui chamada.

Mas valeu a pena todo esse tempo de espera. Foi muito bom ouvir da boca dele que todos os tecidos retirados estavam livres, não foi encontrado nenhuma célula maligna. Graças ao meu bom Deus, obtive resposta completa com a quimioterapia. Teoricamente, e o que no futuro poderá acontecer, é que a quimioterapia foi capaz de curar o câncer. Se Deus quiser daqui a alguns anos a mastectomia e a linfadenectomia, a radioterapia e a hormonioterapia não serão necessárias para tumores que tiverem esse comportamento. E muitas mulheres sofrerão muito menos...

Marquei o exame para a Thais e pudemos conversar mais um pouco. Sai de lá correndo para o cinema. O Giba pegou a Natália e a Camila. O Fernando pegou a Nanda e eu me encontrei com o Clayton no metrô Penha. Chegamos tarde, mas ainda conseguimos jantar. Assistimos X-Men 1ª Classe. Excelente!

Quem gosta dos mutantes irá gostar ainda mais. Personagens novos e uma única cena com o Wolverine. Eu gosto de x-men desde pequena, eu queria ser mutante, ter super-poderes... Quando fiquei sabendo do câncer pensei que se eu fosse um x-men ou um vampiro (que eu queria ser também quando criança) eu não ficaria doente... Mas foi apenas um pensamento... Na verdade mutante eu consegui ser, pois o câncer nada mais é do que células que sofreram mutação em seu DNA, mas ao invés de dar superpoderes, podem nos levar à beira da morte.

Então de certa forma posso me considerar um mutante. Não tenho o poder da telepatia como o Professor Xavier, mas hoje consigo saber a angústia e o sofrimento de um paciente que recebe esse diagnóstico, posso tentar acalmá-lo e dizer que tudo vai dar certo. Não sou um animal como o Wolverine, mas luto com todas as minhas forças, mostrando as garras contra essa doença. Não tenho o poder de mudar o tempo como a Tempestade, mas com meu testemunho posso fazer com que um sol nasça no coração de alguém sem esperanças. Também não tenho a inteligência do Fera, mas sempre lembrarei de receitar todos os sintomáticos possíveis para meus pacientes e tentar contribuir para a pesquisa contra essa doença.

Como diz nossa amiga Marina (ninameninadepeito.blogspot.com), chega de devaneios...



5 comentários:

  1. Que lindo post, linda menina. Garanto que vai ser uma médica excelente.
    Foi um devaneio que pode virar realidade.
    Fico muito contente porbtudo estar a dar certo.
    Que Deus nos proteja nesta luta.
    Um abraço amigo
    Conceição

    ResponderExcluir
  2. FUNDAÇÃO LAÇO ROSA
    uma comunidade de mulheres lutadoras com tu...

    ResponderExcluir
  3. Oie!!! Parabéns! Já escrevi um comentário no meu blog para seu marido, mas repito aqui: parabéns pela mulher que você é e pela médica que será! :)
    E você já uma mutante do bem, ganhou mais uma parada, e conseguiu não desistir dos seus sonhos nem no meio disso tudo! Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Ana Paula... será que você lembra de mim? Hihihih fiz cursinho com você há muitos anos atrás... muitos mesmo! Fui visitar a comunidade do orkut do cursinho e lí seu testemunho mais uma vez... depois de 5 anos! E vim conhecer o seu blog (já estou seguindo)... lí seu blog quase todo e quero continuar acompanhando a sua jornada!
    Muitosss beijoss
    Saudades de você (de coração!)
    Fica com Deusss

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!!!!
    Eu me lembro sim! Faz tanto tempo, né...
    Obrigada pelo carinho!
    Desculpe não ter respondido antes, fiquei tentando responder por e-mail, mas não consegui...
    Depois me manda seu e-mail, tá?
    bjs

    ResponderExcluir